Lousã, 30 de setembro de 2011
Falámos sobre a nossa família e com quem éramos parecidos.
Depois desenhámos a nossa família de acordo com as nossas parecenças.
Ainda vimos alguns pequenos vídeos sobre o Planeta Verde - o ecoponto e em como deveríamos proteger o nosso mundo.
A professora explicou-nos que a água potável estava a desaparecer e que, por isso, temos de gastar o mínimo indispensável.
Lousã, 29 de setembro de 2011
Aprendemos a desenhar corretamente o número 1 e continuámos a treinar o <i>.
Mais tarde, estivemos na sala do 4º ano/B, nossos/as padrinhos/madrinhas que nos chamaram à sala deles para nos oferecerem gomas e mostrarem os seus brinquedos.
Nós gostámos muito.
Lousã, 28 de setembro de 2011
Hoje foi o dia em que, oficialmente, iniciámos a aprendizagem da letra <i>, mas, na verdade, já tínhamos aprendido a escrever, e a ler, a palavra /menina/.
Alguns/algumas meninos/as ainda demostram dificuldades na realização dos movimentos, ou seja, nos grafismos. Outros/outras já conhecem as letras todas, têm agora de aprender a sua grafia manuscrita.Teremos todos de treinar muito e de estarmos atentos e empenhados.
Também estivemos a fazer jogos com os/as nossos/as padrinhos/madrinhas.
Lousã, 27 de setembro de 2011
Continuamos a treinar alguns conceitos e grafismos.
Começámos a resolver os exercícios do nosso manual na plataforma Camões.
Já aprendemos como vamos buscar as cores que queremos.
Todos nós gostamos de ir ao quadro "mágico".
Também pintámos uma baleia e preenchemos o mar com bocadinhos de papel azul, que cortámos e colámos.
Lousã, 26 de setembro de 2011
Hoje conversámos sobre o nosso fim de semana e do que tinhamos gostado mais de fazer.
Depois, fizemos uma ficha de trabalho sobre os conceitos de que temos andado a falar: em cima/em baixo, frente/trás, perto/longe, direita/esquerda, etc.
Por fim, preenchemos a nossa identificação no manual de estudo do meio. Na avaliação quase todos os/as meninos/as disseram que precisavam melhorar o seu conhecimento acerca da sua morada.
A professora, o Miguel e o João Pedro leram um diálogo entre uma professora e os seus alunos que eram de vários países.
Lousã, 23 de setembro de 2011
Neste dia deu-se o início do outono pelas 10h e 05m.
Falámos da Terra, do Sol e da Lua. A professora disse-nos que era a Terra (planeta) que girava à volta do Sol e não o contrário, como parece. Chamou-nos a atenção para o facto de quando vamos de carro parecerem ser as árvores a andar quando quem anda, na verdade, somos nós que vamos no carro.
Também falámos das noites e dos dias - o Eduardo que trazia uma camisola cor de laranja fez de sol e o Miguel, com uma azul, fez de Terra, para nós percebermos.
Aprendemos a escrever uma palavra: MENINA.
No final do dia estivemos a fazer um trabalho manual relacionado com a nova estação do ano.
Lousã, 22 de setembro de 2011
Continuámos a falar dos nossos gostos e preferências; a fazer contagens; a aumentar a nossa aprendizagem das noções: muitos, poucos, um ou nenhum.
Também, pela primeira vez, fizemos a nossa autoavaliação.
Começamos a treinar a escrita do nosso nome, em letra manuscrita.
Lousã, 21 de setembro de 2011
Como todos os dias, cantámos a canção do “"Bom dia"” e, depois, continuámos a treinar a direita e a esquerda (alguns meninos ainda se enganam!).
Começámos também a trabalhar no nosso livro de Estudo do Meio e a trabalhar nas fichas do de Matemática: fizemos correspondências, mas, por vezes, sobravam objectos!... ;)
Falámos do Outono.
A nossa colega Mariana tem vindo à nossa sala, de vez em quando, e quer sempre fazer o que nós estamos a fazer... e a professora dá-lhe. Ela fica muito feliz!
Lousã, 20 de setembro de 2011
Hoje começamos a utilizar os nossos livros! :)
Ficámos todos muito entusiasmados!
Fizemos também os pingos da chuva, de cima para baixo, e aprendemos que a água que está nos rios, nos lagos e nas poças evapora e vai de baixo para cima.
Depois, praticámos também a direita e a esquerda, quando estamos de frente e quando está algum menino ao contrário de nós, como se fosse um espelho.
No quadro “mágico” treinámos os algarismos do 2 e do 3; e a professora desenhou-nos um cisne e um passarinho com estes algarismos. Gostámos muito.
Lousã, 19 de setembro de 2011
Cantámos a canção do "Bom dia".
Fizémos uma ficha de avaliação diagnóstica para a professora saber o que nós já sabemos e/ou temos dificuldades.
Depois vimos, e ouvimos, "A história da Carochinha" e éramos nós que íamos ao quadro puxar a vassoura, colocar a moeda no cantinho da cozinha, os animais a falar com a Carochinha e o João Ratão no caldeirão, para continuar a estória.
Também fizemos alguns grafismos (as ondas do mar e outros).
Contámos até 8 e os/as meninos/as que quiseram foram escrever os algarismos no quadro "mágico".
Pelas 15 horas já estávamos um bocadinho cansados/as e a professora deixou-nos ver um vídeo, "ler " livros, ver livros, pintar, etc.
Lousã, 16 de setembro de 2011
Logo que entrámos na sala de aula a nossa professora ensinou-nos a canção do “"Bom dia”" que nós cantámos. Agora vamos cantá-la todos os dias quando entrarmos na sala.
Depois fomos procurar as letras do nosso nome e pintámo-las; por baixo, escrevemos o nosso nome.
Quando acabámos, estivemos a falar, novamente, das regras na sala de aula e na escola. De seguida, pintamos uns desenhos, do que devíamos e não devíamos fazer, e elaborámos dois cartazes com eles.
No fim do almoço fizemos uma ficha com vários conceitos: direita e esquerda, frente e trás, em cima e por baixo, alto e baixo, grosso e fino, grande e pequeno.
Já quase no final da aula, estivemos a ver uns vídeos do “"Tom e Jerry”" e do "Speedy Gonzalez".
Hoje já trabalhámos muito e portamo-nos muito bem.
Também tivemos a nossa primeira aula de Desporto e conhecemos mais uma professora nova. Ela chama-se Sílvia.
Lousã, 15 de setembro de 2011
Iniciámos o dia com a apresentação da nossa professora de Inglês, professora Ana Vaz, e depois conhecemos o nosso professor de Música, professor João Cruz.
A partir das 11h estivémos com a nossa professora. Fomos conhecer e visitar todas as salas do nosso e dos outros anos (estavam lá os meninos e as suas professoras que nos receberam muito bem) e também fomos ver a Unidade de Ensino Especial, onde encontrámos a nossa colega Mariana.
Estávamos todos muito cansados porque a nossa escola é muito grande, mas na última sala tivemos uma grande surpresa: o 4ºano/D tinha preparado uma receção para nós.
Representaram uma peça de teatro e, no fim, cada menino(a) do 4ºano, veio buscar um(a) menino(a) para ser seu "afilhado".
Agora temos "padrinhos" e "madrinhas", meninos(as) que têm a obrigação de tomar conta de nós.
No final eles/elas deram-nos uma prendinha feita na escola e acompanharam-nos ao refeitório.
De tarde, fizemos um desenho para enfeitar a nossa sala, ouvimos o Miguel e o João Pedro a ler-nos duas estórias, e, por fim, fizemos uma entrevista uns aos outros.
Do que quase todos os meninos e meninas mais gostaram, neste dia, foi da surpresa.
Lousã, 14 de setembro de 2011
Hoje foi o primeiro dia na escola nova.
Conhecemos a nossa professora e estivemos na nossa sala de aula com os nossos pais.
Também escrevemos o nosso nome no quadro.
—————