Lousã, 28 de outubro de 2011
Aprendémos o <a> e o <A>. Estivémos a ler e a escrever algumas palavras que já conhecemos.
Também continuamos a praticar a adição, as sequências, as contagens crescentes e decrescentes.
Estamos a tornarmo-nos meninos da "primária".
Lousã, 27 de outubro de 2011
Neste dia fomos, pela primeira vez, requisitar um livro à biblioteca da nossa escola. Em grupos pequenos íamos até às prateleiras onde se encontravam os livros para nós, meninos do 1º ano de escolaridade e escolhemos aquele livro que gostaríamos de trazer para casa.
Depois fomos até à D. Deolinda que se encontrava no computador a registar os livros.
Enquanto uns meninos faziam a requisição, os outros pintavam os frutos de outono, para o nosso "cabaz de frutos de outono".
Lousã, 26 de outubro de 2011
Continuámos a trabalhar a palavra "bota" e as sílabas que já conhecemos. Fizémos um ditado de algumas palavras e lemos outras no quadro.
A maior dificuldade ainda continua a ser: copiar a escrita da imprensa para a manuscrita.
Também fizémos contagens e efetuámos cálculos. Depois fomos ao quadro, um de cada vez, corrigir o que tinhamos feito no nosso lugar.
Lousã, 25 de outubro de 2011
Estivemos a ler, no quadro, as palavras que já conhecemos e, depois, aprendemos mais uma "bota", mas também fizemos "contas".
Lousã, 24 de outubro de 2011
Tivémos uma manhã completamente diferente: começamos o dia a "ler" um livro que, no final, tivemos de contar à nossa professora, a nossa versão.
No final, a professora escolheu uma estória que leu a todos nós e que pudémos verificar as diferenças entre a leitura, propriamente dita e a leitura do/a menino/a que a leu. Este trabalho decorreu inserido no projeto "Silêncio para ler" - todos o alunos do agrupamento das 9h 45m às 10h, estiveram em silêncio, a ler.
Depois comemorou-se o "Dia da biblioteca" e falamos das regras da sua utilização e cada um de nós disse o que era, para ele/a, uma biblioteca.
Lousã, 21 de outubro de 2011
Hoje fizémos o puzzle do outono da Carochinha.
Efetuámos alguns cálculos e continuámos a consolidar o grafema do <o>, do <O>, e simultâneamente do <oi>.
Lousã, 20 de outubro de 2011
Estivemos a aprender a fazer o <O> maiúsculo. (Disse a Carolina)
Recortámos e colámos, no livro, os alimentos saudaveis e menos saudaveis. (Eduardo)
Ouvimos e vimos a estória da senhora Roda dos Alimentos. (Todos os meninos)
Lousã, 19 de outubro de 2011
Aprendemos a desenhar, corretamente, a <o> minúsculo e o "0". Também aprendemos que este número representa um conjunto vazio e que não altera o resultado quando reunimos dois conjuntos e um deles é vazio.
Apesar de o sabermos, ficámos admirados quando o confirmámos.
Também estivemos a falar da higiene do nosso corpo e do que deveríamos fazer para o mantermos limpo e asseado.
Lousã,18 de outubro de 2011
Estivemos a consolidar tudo o que aprendemos até hoje, a nível da língua portuguesa, do estudo do meio e da matemática.
Na matemática temo-nos debruçado, principalmente, a decompor o #3. Também temos continuado a fazer contagens e sequencias. Estas últimas têm sido um pouco dificil de entendermos.
Lousã, 17 de outubro de 2011
Hoje voltamos a escrever as palavras que a professora nos ditava; só que, desta vez, ia um(a) menino(a) ao quadro para escrever a mesma palavra que nós íamos escrevendo na nossa folha.
Depois aprendemos outra: sapato.
É giro porque cada vez mais sabemos escrever novas palavras (pato, pata).
Também falámos das pessoas que pouco ou nada têm para comer e do que deveríamos comer para ter uma alimentação saudável.
Por fim, vimos e ouvimos uma estória sobre a alimentação - o Dia mundial da alimentação foi ontem, dia 16 de outubro- e, depois, conversámos sobre o que tínhamos visto.
A estória também falava de solidariedade, o que estava de acordo com o dia que hoje vivemos na escola, a "Campanha pela erradicação da miséria e da pobreza".
Lousã, 14 de outubro de 2011
Fizemos uma ficha de trabalho sobre conjuntos, elementos de conjuntos, colocamos as etiquetas e reunimos os seus elementos para efetuar a adição.
Também continuamos a praticar a leitura e escrita de pequenas palavras. Pela primeira vez fizemos um pequeno ditado das letras que aprendemos, para ver se já as identificávamos.
Estamos, quase todos, ansiosos por aprender a ler e a escrever.
Lousã, 13 de outubro de 2011
Continuamos a exercitar a nossa memória e a ver se, na realidade, já identificamos, bem, as letras que aprendemos e as palavras do método.
Na verdade, ainda é muito dificil para alguns de nós identificar e transcrever as letras e as palavras de imprensa para a manuscrita.
Também já começamos a fazer sequências e a adição de conjuntos.
Lousã, 12 de outubro de 2011
A nossa colega Mariana começou a aprender a escrever o nome dela, mas em letra de imprensa e maiúsculas, por ser mais fácil para ela.
Nós aprendemos mais uma pequena palavrinha: ui.
Também já começámos a efetuar cálculos. Utilizámos os números 1, 2 e 3.
Estamos a começar a... crescer !(diz a nossa professora)
Lousã, 11 de outubro de 2011
Hoje estivémos a ler e a escrever palavras construídas a partir que já conhecemos: menina, menino e uva.
Também as dividimos em sílabas.
Depois pintámos um menino e uma menina e fizémos uma X no nosso género (masculino ou feminino).
Voltámos a falar das partes constituintes do corpo humano.
Lousã, 10 de outubro de 2011
Aprendemos uma nova palavra - uva.
Com as sílabas das 3 palavras que já conhecemos (menina, menino e uva) conseguimos formar outras: nini, nina, mena, nana, nova.
Também aprendemos a contar as sílabas.
Continuámos a falar do nosso corpo e das mudanças que ele vai tendo ao longo da nossa vida.
Lousã, 7 de outubro de 2011
Iniciámos o estudo da vogal <u> e da respetiva letra maiúscula <U>.
Na matemática estivémos a estabelecer correspondências entre conjuntos.
Depois do almoço, vimos um filme "Quico, o pequeno heroi". Gostámos muito.
Lousã, 6 de outubro de 2011
Estivémos a concluir a aprendizagem do <i> e <I>, do #1 e do #2.
De tarde, para continuar o estudo do corpo humano, pintámos uma boneca que depois tinhamos de colocar no lugar as três partes constituintes do nosso corpo: cabeça, tronco e membros(superiores e inferiores).
Lousã, 4 de outubro de 2011
Estivemos a consolidar os <i> e os <I> e a fazer uma ficha de trabalho com os cardinais que já aprendemos.
No fim do dia, dividimo-nos em grupos e construímos "puzzles".
Lousã, 3 de outubro de 2011
Continuámos a explorar o tema "O meu corpo" e a falar das características comuns à nossa família: olhos, boca e cabelos.
Também aprendemos a fazer a grafia do <I>, <i> maiúsculo.
Fizemos uma ficha de trabalho sobre os conceitos que temos andado a consolidar.
—————