Lousã, 30 de novembro de 2011
Todos os meninos leram, primeiro em grupo e, depois, um de cada vez, o texto:
O Paulo leva o popó do pai a casa da Eva.
A Eva é a mana do Tomé.
O Tomé é o menino que leva o dado ao papá.
A mãe dá pão ao piupiu.
De seguida fizémos uma ficha de trabalho sobre o mesmo texto, com lacunas, divisão silábica e construção de frases.
Também continuamos a trabalhar a decomposição e composição de números; a ordem crescente e decrescente e a fazer contagens e sequências.
Lousã, 29 de novembro de 2011
Preenchemos um quadro silábico e estivémos a escrever frases no quadro e na folha de trabalho.
Todos nós, um de cada vez, fomos colocar a nossa mão, pintada, na árvore de Natal da nossa escola.Também recortámos uma estrela para lá colocar.
Por fim, fizémos uma ficha de trabalho de matemática.
Lousã, 28 de novembro de 2011
Aprendemos a palavra <casa>.
Continuamos a aprender muitas palavras, a escrevê-las e a aumentar o nosso vocabulário.
Na matemática, as operações e as sequências continuam a ser trabalhadas diariamente.
No Estudo do Meio estivemos a ver vídeos do "Tinóni e o Aviso" sobre a Segurança Rodoviária, em casa e na escola.
Lousã, 25 de novembro de 2011
Lemos, individualmente, escrevemos e ilustrámos um pequeno texto.
De seguida, executámos uma ficha de interpretação do mesmo texto. Foi a primeira vez que o fizémos.
Continuamos a praticar algumas operações.
Por fim, concluímos o trabalho dos e com os ecopontos.
Lousã, 23 de novembro de 2011
Continuamos a aprender a ler e a escrever novas palavras. Por esse motivo, já conseguimos ler pequenos textos de 3 ou 4 frases.
Pela primeira vez escrevemos frases, sozinhos.
Trabalhámos o #5.
Lousã, 22 de novembro de 2011
Escrevemos frases com alguns algumas ilustrações, pelo meio, que tínhamos de substituir pelos nomes.
Também aprendemos a desenhar bem a letra <p>.
Na matemática continuamos a praticar a adição e o raciocínio.
Lousã, 21 de novembro de 2011
Falámos do nosso fim de semana.
Estivémos a rever as regras de escrita de frases: começar sempre com letra maiúscula; acabar com um ponto final e as palavras têm de estar com sentido, para entendermos o que a frase quer dizer.
A professora ditou-nos três frases que nós escrevemos, sózinhos, na nossa folha.
Aprendemos o #5 e fizémos uma ficha de trabalho.
Lousã, 18 de novembro de 2011
Aprendemos uma nova palavra: "leque" e a conhecer quando é uma informação, uma exclamação e uma interrogação.
Também já respondemos a algumas perguntas.
Fizémos algumas páginas no manual de matemática.
Por fim, concluímos a pintura do ecoponto.
Lousã, 17 de novembro de 2011
Continuamos a praticar "as aranhas" na matemática. Alguns meninos ainda confundem as adições com os cálculos que temos de fazer para chegar ao resultado correto.
De tarde fomos à sala da Eliete, educadora de alguns meninos que andaram no Regueiro. Fomos assistir à estória da Maria Castanha contada pelos meninos e pela Eliete.
Fomos muito bem recebidos e estivémos muito felizes a tarde toda.
Revemos a nossa antiga escola, as nossas educadoras, trouxemos uma prendinha para a nossa sala e outra para cada menino(a).
Lousã, 16 de novembro de 2011
Logo de manhã lemos o texto de trabalho de casa individualmente, e, enquanto isso, os outros meninos copiavam do quadro interativo um outro texto.
Andamos a aprender a transcrever da letra impressa para letra manuscrita.
Também trabalhámos no manual de Língua Portuguesa.
Por fim, fizémos e ilustrámos uma ficha de trabalho de Matemática.
Lousã, 15 de novembro de 2011
Depois de termos lido algumas frases que se encontravam escritas no quadro, estivémos a fazer contas no quadro: ia um menino de cada vez ao quadro e explicava o que fazia.
Também aprendemos algumas palavras novas: Tomé, Tó...
Lousã, 14 de novembro de 2011
Falámos do fim de semana.
Depois, fizémos um ditado no quadro e numa folha, no lugar: um menino ia escrever , ao quadro, a frase que a professora ditava e os restantes meninos escrviam na folha que tinham. escrevemos muitas frases.
Concluímos os desenhos do magusto e a banda desenhada do S.Martinho.
Lousã, 11 de novembro de 2011
Dia de S.Martinho - Magusto na nossa escola.
De manhã, vimos e ouvimos a lenda de S.Martinho e as duas estórias que conhecemos da Maria Castanha.
De tarde, e como estava a chover muito, tivémos de ir comer as castanhas no refeitótio da nossa escola.
Foi um dia diferente.
Lousã,10 de novembro de 2011
Aprendemos a fazer o <E> maiúsculo - fizémos uma ficha de trabalho e no livro de fichas de Língua Portuguesa.
Falámos dos ecopontos e pintámos o ecoponto amarelo (o das embalagens e plástico).
Decorámos os nossos cabazes que eram para rifar no magusto do agrupamento ao qual pertence a nossa escola.
9 de novembro de 2011
Foi o dia de fazer a ficha de avaliação de Estudo do Meio.
Depois estivémos a fazer uma pequena ficha de Língua Portuguesa onde tínhamos de escrever os nomes das figuras e de escrever e ler frases para conseguirmos desenhar o que lá estava escrito.
Por fim, aprendemos a letra <e>.
Lousã, 8 de novembro de 2011
Fizémos a ficha de avaliação de Matemática e acabámos de pintar a capa das fichas de avaliação.
Estivémos a rever alguns conceitos de Estudo do Meio que, provavelmente, já não nos lembraríamos bem e, por fim, lemos e escrevemos palavras, e algumas frases, no quadro e numa folha, no lugar.
Lousã, 7 de novembro de 2011
Pela primeira vez fizémos uma ficha de avaliação, e foi a de Língua Portuguesa.
Depois pintámos a capa das fichas de avaliação intercalar e, por fim, estivémos a fazer exercícios de Matemática.
Lousã, 4 de novembro de 2011
Neste dia trabalhámos muito no manual de Matemática e fizémos alguns exercícios sobre as noções de dentro, fora e, posteriormente, interior, exterior e fronteira.
Também treinámos a escrita de palavras com <ão> e continuámos a falar dos diferentes sons do <a>.
Por fim, estivémos a pintar um embalão para mais tarde colarmos lá alguns desenhos que nos mostrem o que se pode colocar nesse ecoponto.
Andamos, já há algum tempo, a trabalhar a reciclagem e os ecopontos.
Lousã, 3 de novembro de 2011
Aprendemos o <au> e o <ão>; dissemos muitas palavras com <ão> e descobrimos que já sabíamos escrever algumas, tais como pão, botão e outras, mas que ainda não escrevemos.
Depois estivémos a trabalhar na matemática e, por fim, concluímos os puzzles dos ecopontos e continuamos a pintar e recortar os frutos e folhas de outono.
Lousã, 2 de novembro de 2011
Cada dia temos aprendido mais palavras, mas também já trabalhámos o #4.
De tarde, tivemos uma grande surpresa: como a professora fez 50 anos no sábado a mãe do Rafael levou um bolo para a nossa sala para festejarmos o seu aniversário.
Adorámos o bolo que estava muito bom!
—————